Instituto Politécnico de Tomar
Novos Desafios da Gestão de Edifícios de Serviços
Decorre no próximo dia 27de abril, pelas 9.30h, no auditório Dr. Júlio das Neves – O106, no campus do Instituto Politécnico de Tomar (IPT), o seminário Novos Desafios da Gestão de Edifícios de Serviços promovido pelo IPT e a Lipronerg – Engineering Consultants, Lda.
Este seminário tem como principais objetivos divulgar as potencialidades da aplicação de soluções técnico-científicas para a inovação da gestão de edifícios de serviços, em áreas relacionadas com a gestão de energia e com a gestão da manutenção. Pretende igualmente criar um espaço de discussão sobre a forma como os agentes do setor podem beneficiar de incentivos ao investimento, da ajuda das agências regionais e do apoio do poder local.
Ana Vieira, elemento da comissão organizadora e docente do Instituto Politécnico de Tomar, refere a excelência dos oradores convidados e salienta que “esta será uma oportunidade única para, através da exposição de casos práticos, perceber de que forma as atuais técnicas de engenharia estão a permitir responder aos desafios da Gestão de Edifícios de Serviços”. Defende ainda que “esta iniciativa se revela de extrema importância pois ela é também o resultado do trabalho desenvolvido no IPT na área da Organização e Gestão da Manutenção, tanto através da forte ligação a centros de investigação de excelência, como o CISE – Centro de Investigação em Sistemas Electromecatrónicos – como na aposta em parcerias com empresas como a Lipronerg, cujo espírito inovador permitiu o desenvolvimento conjunto de projetos de investigação aplicada”.
Para a Lipronerg, a parceria com o Instituto Politécnico de Tomar, resulta de uma estratégia focada no crescimento da inovação e criação de valor com base no conhecimento. Trata-se de uma oportunidade de aproximar a Lipronerg do meio académico, reforçando nomeadamente a cooperação nas áreas de Investigação e Desenvolvimento. O projeto GM2E, é aliás, resultado de um esforço continuo e persistente de inovação e empreendedorismo, podendo mesmo ser estimulado com o reforço desta parceria.
Do programa constam temas como a Gestão da manutenção como ferramenta de eficiência; Ferramentas de melhoria contínua como Machine Learning/ Data Mining, LEAN maintenance management, Indústria 4.0 e Economia Circular; Manutenção na perspetiva dos decisores e Novas oportunidades e incentivos. Para mais informações e inscrições em http://www.ndesafiosges.ipt.pt/