"À Conversa com..."
CPCJ de Vila Nova da Barquinha assinala 34.° aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança
22 novembro 2023
Vila Nova da Barquinha
Auditório da Escola D. Maria II
A 20 de Novembro de 1989, as Nações Unidas adotaram por unanimidade a Convenção sobre os Direitos da Criança (CDC), que Portugal ratificou em 21 de setembro de 1990. A CDC não é apenas uma declaração de princípios gerais, mas antes um documento que enuncia um amplo conjunto de direitos fundamentais – os direitos civis e políticos, e também os direitos económicos, sociais e culturais – de todas as crianças, representando um vínculo jurídico para a promoção e proteção eficaz dos direitos e liberdades nela consagrados.
A Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens associa-se, empenhadamente, ao esforço de amplificação da mensagem que a Convenção dos Direitos da Criança corporiza e propõe a adesão de todas as instituições públicas e particulares, entidades com competência em matéria de infância e juventude e Comissões de Proteção de Crianças e Jovens à CAMPANHA NACIONAL “ESTENDAL DOS DIREITOS”.
A Campanha Nacional “Estendal dos Direitos” pretende envolver organizações e cidadãos/ãs, através da exposição de mensagens sobre os Direitos da Criança no espaço público, procurando assim:
Aumentar a consciência pública acerca da Convenção sobre os Direitos da Criança
Aumentar a consciência das crianças e jovens sobre os seus direitos
Facilitar a integração plena das crianças e jovens no processo de desenvolvimento dos seus direitos.
A Comissão de Vila Nova da Barquinha pretende associar-se a esta iniciativa através da ação de sensibilização/capacitação “À Conversa com…”.
Programa
14h00 | Abertura
Paulo Tavares, Diretor do Agrupamento de Escolas de Vila Nova da Barquinha;
Paula Pontes, Presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Vila Nova da Barquinha
14h15 | Direitos das Crianças
Nélia Alexandre, Membro Representativo
da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos
e Proteção das Crianças e Jovens
14h45 | Lei Tutelar Educativa
Luís Constantino, Procurador da República – Tribunal da Família e Menores de Tomar
15h30 | Impacto da Violência Doméstica
nas Crianças e Jovens
Telma Almeida, Psicóloga Forense
16h15 | Debate/Conclusões
Promotor: CPCJ de Vila Nova da Barquinha
Conhecer Aromas e Sabores da Natureza 18 e 19 de novembro no Parque Ambiental de Santa Margarida
Nos próximos dias 18 e 19 de novembro o Parque Ambiental de Santa Margarida – PASM, no
concelho de Constância, vai receber o evento Conhecer Aromas e Sabores de Natureza, o qual
engloba uma exposição, venda e prova de produtos e o passeio pedestre interpretativo «Descobrir
aromas e sabores silvestres».
No que concerne à exposição, venda e prova de produtos a mesma tem portas abertas entre as
14h30 e as 18h00, nos dias 18 e 19 de novembro.
Com ponto de encontro na Ecoteca do PASM, às 9h30, o passeio pedestre interpretativo «Descobrir
aromas e sabores silvestres», vai decorrer no sábado, dia 18, numa distância de 7 km, com grau de
dificuldade fácil.
A participação no passeio pedestre interpretativo «Descobrir aromas e sabores silvestres» é gratuita,
mas tem inscrição obrigatória, pelo que os interessados devem contactar o Parque Ambiental de
Santa Margarida, através do número de telefone 249 736 929, ou do endereço eletrónico
parqueambiental@cm-constancia.pt.
Novidades do Nosso Facebook
MAÇÃO APHELEIA regressa em 2020 em formato online
O Apheleia, conferência que trouxe dezenas de especialistas a Mação nos últimos 5 anos decorrerá, este ano, de forma diferente, como obrigam as circunstâncias.
Trata-se de um programa intensivo de gestão do património que, este ano, tem o tema “Humanidades, Tecnologias e resiliência Cultural”. As conferências decorrerão de forma online entre 5 e 8 de maio 2020.
Serão quatro conferências, sendo que os pedidos de link para assistir às conferências devem ser feitas para: itm.macao@gmail.com
Programa:
5 de maio 2020 – 16h00
Harold Sjursen – New York University
Tema: Humanities, Technology and Social resilience
6 de maio 2020 – 12h00
André Soares – Universidade Federal de Santa Maria
Tema: Arqueologia Experimental no Laboratório de Arqueologia, Sociedades e Culturas das Américas
7 de maio 2020 – 12h00
Telmo Pereira – Instituto Politécnico de Tomar
Tema: Revisiting early human stone handicrafts through mechanical experiments
8 de maio 2020 – 16h00
Fabio Carbone – Coventry University
Tema: Even Better than the real thing(?). Considerations on the technologically-assisted decline os the West and the potential role of scientific and technological museums for peace.
Inscreva-se! Participe!
Comunicado Município de Mação
Exposição Fotográfica da Proteção Civil do Entroncamento
A Galeria Municipal do Entroncamento recebe, de 22 de fevereiro a 5 de março, a Exposição Fotográfica da Proteção Civil do Entroncamento, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Proteção Civil, celebrado a 1 de março.
O Serviço de Proteção Civil do Entroncamento foi criado em 31 de julho de 1992 e começou por funcionar num gabinete provisório instalado no quartel dos Bombeiros Voluntários do Entroncamento.
Em 25 de julho de 1998 passou a funcionar em instalações próprias, na Rua Afonso de Albuquerque (junto às Oficinas Municipais) e foram inauguradas pelo então governador civil de Santarém, Carlos Manuel Carvalho Cunha.
Este serviço trabalha com a finalidade de prevenir riscos coletivos inerentes a situações de acidente grave ou catástrofe, de atenuar os seus efeitos, de proteger e socorrer as pessoas e bens em perigo quando essas situações ocorrem.
Com esta exposição pretende-se retratar o trabalho desenvolvido no concelho do Entroncamento pelo Serviço Municipal de Proteção Civil e pelos demais agentes de Proteção Civil a partir dos anos 90 até aos dias de hoje.
A exposição tem inauguração marcada para dia 22 de fevereiro, pelas 17h00m e estará patente na Galeria Municipal, de terça-feira a domingo, entre as 15h00 e as 19h00.
MAÇÃO
Comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
Vozes do Fado
Dia 28 de Março
Feira Renascentista de Payo de Pelle decorre dias 29 de fevereiro até 1 de março Inscrições para participantes abertas até dia 24 de fevereiro
Festas do Concelho 9 a 13 de junho
Barquinha aposta na cultura e na animação de rua
Entre 9 a 13 de junho Vila Nova da Barquinha vai estar em festa. As festas do concelho vão tornar o Parque Ribeirinho o ponto de encontro da região.
Segundo Marina Honório, vereadora da cultura no Município de Vila Nova da Barquinha, a grande aposta vai ser a animação de rua e destaca o Projeto EZ.
No primeiro dia da festa, dia 9, vai subir ao palco o tributo a Phil Collins.
Nos dias 9 e 10 haverá animação de rua com o Projeto EZ. No dia 10 consta do programa um espetáculo musical com os Be dom .
No dia 11 o Projeto EZ apresenta um Teatro de Rua e no dia 12 aguarda-se um espetáculo no palco principal com o grupo musical The Black Mamba.
As Festas do Concelho incluem também a Feira do Tejo – Mostra de Artesanato no largo 1º de dezembro com horário
Os nossos homens foram à guerra
Torres Novas
“Os nossos homens foram à guerra” – exposição comemorativa do Centenário da Grande Guerra
A participação de Portugal na Primeira Guerra Mundial obrigou à mobilização de milhares de jovens de todo o país para travar uma guerra além-fronteiras. Também em Torres Novas muitos homens foram chamados a participar no conflito, quase quatro centenas, entre os quais pelo menos 24 não regressariam. Muitos dos nossos soldados foram feitos prisioneiros, outros ficaram feridos, vieram gazeados e todos, certamente todos, ficaram marcados por aquela experiência sombria, da presença da morte numa idade que deveria ser de sonho e esperança.
Torres Novas sofreu, no seu quotidiano, as consequências da guerra em que Portugal acabaria por entrar. Daqui partiu, também, a Escola de Cavalaria, para integrar o Corpo Expedicionário Português em França.
A exposição, produzida pelo Museu Municipal Carlos Reis, estará patente na Praça do Peixe e será inaugurada no próximo dia 25 de Março, domingo, pelas 16 horas, podendo ser visitada até ao dia 6 de Maio.
Através de imagens, documentação e objetos, “Os nossos homens foram à guerra” devolve aos torrejanos da vila e do concelho testemunhos e memórias do que foi a participação torrejana na Grande Guerra (1914/1918).
Noticias do Nosso Blog
Recolha Documental em Vila Nova da Barquinha
Memórias do 25 de Abril TEXTO PÉRSIO BASSO No ano em que se assinala o 50.º aniversário da revolução do 25 de Abril de 1974, o Município de Vila Nova da Barquinha está a promover uma iniciativa de recolha documental com o objetivo de preservar esta memória histórica. A ação visa não apenas recordar
Noite de fados | Praia do ribatejo
Não perca a próxima atividade no CECUDE. Noite de fados!
Aviso
O Trilho Panorâmico do Tejo, no concelho de Vila Nova da Barquinha, está parcialmente interdito, por razões de segurança, no troço entre o Fluviário Foz do Zêzere e a Ponte sobre o rio Tejo (Praia do Ribatejo – Constância Sul).A zona em causa será alvo de operações de manutenção, por tempo indeterminado, na sequência das
Turismo Centro de Portugal
Turismo Centro de Portugal desafia viajantes a enviarem os melhores vídeos da região O Turismo Centro de Portugal lançou uma nova iniciativa, na qual desafia os viajantes e todos os que apreciam o território a enviarem os melhores vídeos que filmaram na região. O objetivo da iniciativa “Juntos, Construímos o Futuro”, inserida na campanha “Haverá
Visite o novo website do CIAAR e fique a conhecer-nos melhor – http://ciaar.pt/
RESITEJO Recolha seletiva porta-a-porta chega a Vila Nova da Barquinha A RESITEJO vai implementar, numa fase inicial, apenas na freguesia de Vila Nova da Barquinha, o projeto “ECOPONTO À PORTA” de recolha seletiva porta-a-porta de embalagens usadas (vidro, papel/cartão e plástico/metal).O projeto “ECOPONTO À PORTA” será desenvolvido em estreita articulação com o Município de Vila
Instituto Politécnico de Tomar Novos Desafios da Gestão de Edifícios de Serviços
Instituto Politécnico de Tomar Novos Desafios da Gestão de Edifícios de Serviços Decorre no próximo dia 27de abril, pelas 9.30h, no auditório Dr. Júlio das Neves – O106, no campus do Instituto Politécnico de Tomar (IPT), o seminário Novos Desafios da Gestão de Edifícios de Serviços promovido pelo IPT e a Lipronerg – Engineering Consultants,